PF apreende passaportes falsificados no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, em Recife


Três pessoas foram presas em flagrante

Recife/PE – Polícia Federal prende três estrangeiros tentando embarcar para a Europa portando passaportes de terceiros.

No sábado (1º/1), uma mulher, de nacionalidade Boliviana, foi interceptada e presa no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife, ao tentar embarcar para a Espanha com um passaporte espanhol contendo indícios de falsificação. Já no domingo (2/1), outras duas pessoas, também de nacionalidade boliviana, foram presas em situação similar.

As inconsistências no documento de viagem foram identificadas por funcionários da companhia aérea que informaram à Polícia Federal sobre o fato. O carimbo que constava no documento de viagem não era original e isso levantou a suspeita de que o passaporte também poderia ser falsificado ou de que a pessoa que estava portando não fosse a titular do documento.

A adidância da Polícia Federal em Madri fez contato com a Polícia Nacional da Espanha e confirmou que os dados no sistema de passaportes são autênticos, porém, as digitais não coincidem com a pessoa que se apresentou para embarque.

Durante o interrogatório, a primeira presa afirmou que possui dupla nacionalidade e que os filhos ainda moram na Espanha. Ela ainda foi flagrada com outro documento de identidade escondido no sapato e disse ser de sua irmã.

Já o casal preso ontem, confessou ter recebido os passaportes na cidade de Cochabamba, na Bolívia, e que iriam para a cidade de Málaga, na Espanha, para viver e trabalhar.

Um inquérito foi aberto para apurar o caso e identificar uma possível atuação de organização criminosa atuado em crimes de imigração.

As três pessoas detidas foram indiciadas pelo crime de falsidade ideológica, art. 299 do Decreto Lei 2.848/1940 – Código Penal.

 

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2022-1/01/pf-apreende-passaportes-falsificados-no-aeroporto-internacional-dos-guararapes-gilberto-freyre-em-recife

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Fone: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@pf.gov.br

Open chat
Precisa de ajuda?